Guia Triple A do IR 2023

O Imposto de Renda traz mudanças neste ano de 2023. Por isso, e também como é de nosso hábito por aqui, criamos um guia para que você faça a declaração da forma correta e de forma muito prática.

A primeira informação super importante é sobre o prazo final de entrega. Normalmente conhecíamos o 31 de maio como prazo final da prorrogação da entrega, mas agora se torna a data oficial do encerramento da declaração do Imposto de Renda com a Receita Federal.

Mas já que estamos falando de praticidade, podemos citar a maior inovação no programa da declaração do IR2023: a declaração pré-preenchida.

DECLARAÇÃO PRÉ PREENCHIDA DO IMPOSTO DE RENDA

Vamos lá. A declaração pré-preenchida, assim como a declaração normal, é feita pelo mesmo software cedido pelo Governo Federal, nada muda. Esta forma de declarar é uma opção extra disponível no início do processo. Ou seja, você pode optar pela declaração normal como sempre fez ou a pré-preenchida.

A grande diferença que oportuniza esta opção é o banco de dados referente a você que a Receita Federal possui de anos anteriores. Os dados que aparecerão pré-preenchidos são da sua última declaração, então você simplesmente deverá confirmá-los ou, se necessário, alterá-los.

Faz alguns anos que a declaração pré-preenchida já vem sendo disponibilizada para os contribuintes que possuem certificado digital. Agora qualquer usuário pode ter acesso a este recurso via cadastro da conta ouro ou prata no Gov.Br.

Um ponto muito importante: revise todas informações pré preenchidas. Mesmo não preenchendo é de suma importância e de sua responsabilidade o conferimento das informações copiadas.

3 FORMAS DE DECLARAR SEU IR2023

Há dois caminhos possíveis via internet para você declarar seu Imposto de Renda 2023. Vamos a eles:

Download do programa IR2023
Vamos chamar aqui de modo clássico de declaração, o que você já conhece. Este é o modo onde todos os recursos da declaração estão presentes, ou seja, é o modo mais completo de acesso ao IR2023.

Site da Receita Federal ou download do app IR2023
Tanto o modo online quanto o modo mobile são efetivos na declaração do Imposto de Renda, mas possuem limitações. Veja no site da Receita Federal os detalhes.

PASSO A PASSO PARA DECLARAR O IR2023

Após escolher a forma de declarar e decidir se deseja a declaração simples ou pré-preenchida, é hora de fazer sua declaração. Leia com atenção e preencha cada etapa da declaração. Não ignore nenhum item a ser preenchido para evitar trabalho dobrado com a retificação. Mesmo você optando pela alternativa “declaração em branco”, aquela que você começa do zero, é possível recuperar informações passadas pela ferramenta “importar”.

Após o preenchimento completo, é hora de escolher a forma de desconto. Você pode optar pelo desconto legal, que executa o desconto de acordo com suas despesas, ou o desconto simplificado, que irá aplicar um decréscimo de 20% sobre todos os seus rendimentos declarados.

Por fim, você deve verificar o resultado da declaração do seu Imposto de Renda. Se o valor de imposto a pagar for menor do que o imposto já pago, você tem direito à restituição – indique sua conta bancária ou PIX (CPF) para receber a restituição. Em caso contrário, emita o DARF necessário para pagar seus tributos.

Por fim, ao enviar sua declaração, fique alerta aos erros identificados pelo sistema, pois você pode ter digitado incorretamente ou esquecido de informar dados obrigatórios.

Conte sempre com a Triple A para ajudar você.