Conteúdo de qualidade e exclusivo
para você ficar bem informado!

Que tal aproveitar e se inscrever em
nossa newsletter? Faça agora!

Quais os perigos e vantagens da antecipação de recebíveis na empresa?

A necessidade de liquidez em curto prazo e as dificuldades em aceder a fontes convencionais de financiamento para afrontar contingências são alguns dos obstáculos que se apresentam às empresas. Esse cenário faz com que a antecipação de recebíveis seja uma alternativa cada vez mais acessada.

Por outro lado, tal situação se consolida em nossa economia, à medida que muitas empresas têm contas a receber no espaço de 30, 60 ou 90 dias e que constituem alguns de seus importantes ativos.

A antecipação é uma opção que, de modo geral, une ambas as circunstâncias e procura resolvê-las por meio de uma solução financeira.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações sobre o assunto, bem como as vantagens e os riscos envolvidos nessa operação. Boa leitura!

Definição da antecipação de recebíveis de uma empresa

Esse conceito pode ser definido como uma linha creditícia voltada às empresas que desejam antecipar o recebimento de cheques pré-datados, parcelas de cartões de crédito ou duplicatas de vendas a prazo.

Essa estratégia tende a ser empregada para garantir a entrada de recursos que, de outra forma, demorariam mais tempo para chegar ao caixa da sua empresa. Dessa forma, é possível aumentar a liquidez das vendas a prazo sem afetar os parcelamentos e os acordos firmados entre o cliente e o seu negócio.

Situações em que é vantajoso recorrer à antecipação

Solicitar a antecipação pode ser vantajoso em situações nas quais a sua empresa necessita de capital de giro para continuar operando ou há descompasso temporal — em prejuízo do seu negócio — entre os prazos de pagamentos oferecidos aos seus clientes e aqueles que você recebe dos fornecedores.

Benefícios da antecipação para a sua empresa

Se o seu negócio se depara com inúmeras urgências, poderá encontrar nessa opção diversos benefícios, entre os quais destacam-se:

  • liquidez e possibilidade da obtenção de recursos imediatos;
  • não ser necessário oferecer garantias reais, diferentemente dos produtos de crédito convencionais;
  • melhor planificação financeira ao assegurar fluxos de pagamentos e prazos previamente definidos;
  • baixo custo para a captação de recursos a curto prazo, pois como o risco é menor para os bancos, suas taxas tendem a ser menores do que outras modalidades de empréstimo.

No contexto especificamente brasileiro, no qual há uma grande quantidade de micro e pequenas empresas sem histórico creditício, a antecipação aporta, também, um duplo benefício.

Por um lado, resolve o problema de financiamento sem obrigar a empresa a recorrer a endividamentos. Por outro, implica um processo de qualificação que pode ajudar a melhorar o perfil de risco da sua empresa e permitir futuras condições mais vantajosas de crédito.

Perigos da antecipação para o seu negócio

De um ponto de vista conceitual, o maior perigo para o seu negócio consiste em fazer do acesso à antecipação de recebíveis uma estratégia permanente.

Isso, na prática, equivale a hipotecar indefinidamente a continuidade de suas operações, salvo que seja possível agregar os custos financeiros aos preços finais de seus produtos e/ou serviços — embora, nesse caso, a empresa teria maiores dificuldades em incrementar sua lucratividade.

Além desse perigo há outros que também não devem ser negligenciados. Confira, a seguir, alguns deles.

Taxas de pagamento

É preciso levar em consideração que, ao optar pela antecipação, você deixará de receber a íntegra dos valores totais pelos produtos e/ou serviços que a sua empresa comercializa — embora as taxas variem de acordo com a instituição escolhida.

Falta de planejamento

Conforme mencionado, a antecipação dos recebíveis proporciona um financiamento rápido e oportuno. Porém, a falta de planejamento pode anular esse benefício e fazer com que uma saída temporária se converta em uma espiral negativa, na qual todos os recursos são previamente ocupados.

Dessa forma, toda a sustentabilidade do negócio é comprometida.

E aí, gostou de saber sobre a antecipação de recebíveis? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe todas as novidades em contabilidade e inteligência empresarial! Estamos nos Facebook e no LinkedIn.