Conteúdo de qualidade e exclusivo
para você ficar bem informado!

Que tal aproveitar e se inscrever em
nossa newsletter? Faça agora!

Escrituração Contábil: entenda as vantagens para a empresa

Mesmo que boa parte da atenção que a gestão de uma empresa tenha seja direcionada para a administração das finanças, é inevitável o valor que a contabilidade e, consequentemente, a escrituração contábil têm para um negócio.

Um empreendimento que não procura investir nesse setor, está perdendo a oportunidade de ter informações precisas ao seu respeito e, assim, conseguir realizar decisões mais acertadas.

Dito isto, neste post, nós vamos entender a importância da escrituração contábil para um empreendimento. Continue a leitura!

O que é escrituração contábil?

É um método de captura das informações das atividades fiscais, financeiras e comerciais de uma empresa.

Os registros dessas operações devem ser colocados em livros contábeis e gerenciados por profissionais especializados de acordo com as legislações vigentes (Leis Tributárias, Código Civil, Normas Brasileiras de Contabilidade, entre outras).

De acordo com o artigo nº 1.179 da lei nº 10.406/2002 do Código Civil, o empresário e a sociedade empresarial têm obrigatoriedade de realizar uma contabilidade que utiliza como base a escrituração padronizada, mecanizada ou não, de seus livros.

Quais são os diferentes métodos de escrituração?

Existem 2 métodos de escrituração: método de partida simples e método de partida dobrada.

  • O primeiro se refere aos eventos registrados sem grandes particularidades, evitando compilar informações detalhadas a respeito dos aspectos contábeis, ou seja, em uma operação financeira só são registrados o débito ou crédito do fato.
  • O segundo, o método de partida dobrada, já é mais preciso e, inclusive, possui a norma de que, para cada tipo crédito, existe um débito. Sendo assim, a soma de um é sempre igual a soma do outro e, diferente do primeiro método, são registradas as várias despesas que envolvem uma operação.

Quais são as vantagens da escrituração contábil?

Agora que entendemos o que é a escrituração contábil, vamos conhecer algumas das suas vantagens. Continue!

Auxilia nas dificuldades financeiras

Caso a empresa tenha problemas financeiros, ela pode solicitar o benefício de recuperação administrativa e judicial. Contudo, para fazer essa exigência, é preciso apresentar em juízo, além de outras informações, as demonstrações contábeis. Informação que só é possível obter por meio da escrituração contábil.

Confirma o cumprimento das obrigações trabalhistas

A escrituração contábil serve para confirmar formalmente que a empresa está cumprindo suas obrigações trabalhistas. Ela pode ser utilizada como uma prova para apresentar em âmbito judicial quando necessário.

Ajuda a resolver problemas judiciais com os sócios

Caso ocorra algum tipo de divergência entre os sócios e seja necessário analisar isso por vias contábeis. As informações registradas pela escrituração contábil poderão ajudar a esclarecer quais são os direitos ou responsabilidades dos mesmos e se elas foram cumpridas.

Fornece informações para a tomada de decisões

Outro ponto muito importante da escrituração é como ela é capaz de fornecer dados financeiros suficientes para que a gestão da empresa entenda o que está acontecendo com suas finanças. Assim, é possível, por meio de dados técnicos e comprovantes, saber o que está errado e como proceder na hora de tomar decisões.

Evita fraudes fiscais

Por lei, a Previdência Social pode fiscalizar a escrituração contábil ou qualquer outro documento para confirmar se não há falhas nas remunerações dos segurados. Sendo assim, a falta desse tipo de registro pode ser considerado crime de sonegação com pena de 2 a 5 anos, mais pagamento de multa.

Como e quando a escrituração deve ser feita?

A escrituração deve ser feita quando há qualquer movimentação contábil da empresa e também quando houver qualquer tipo de operação de patrimônio, como contas a pagar, desembolsos etc.

Dito isto, para realizá-la é preciso reunir todos os documentos com informações financeiras do negócio e utilizá-los como suporte para o registro, como notas fiscais, impostos, aquisições de equipamentos, financiamentos e empréstimos, extratos bancários e os débitos mensais.

Assim, não é possível realizar esse tipo de registro sem uma estrutura especializada, com profissionais que entendam das legislações e das formatações necessárias. Por isso, é muito importante o investimento em empresas que efetuem essa atividade.

Então, está interessado em realizar uma escrituração contábil profissional no seu empreendimento? Entre contato conosco e conheça o nosso serviço!